OP Funchal bate recorde nacional

1964951_741000672637739_2254845406220463384_n

A primeira sessão do OP Funchal bateu um máximo nacional de participação. Com 116 cidadãos presentes, esta tornou-se na sessão de abertura mais concorrida de sempre no país, no âmbito da edição inaugural de um orçamento participativo. A proposta mais votada foi um skatepark para a cidade, resultado da mobilização evidente dos jovens a partir dos 15 anos, que aproveitaram a oportunidade de participação e foram os grandes vencedores da noite.

O refeitório da Escola Básica da Ajuda, em São Martinho, teve a sua lotação completamente esgotada, com os cidadãos a aderirem em massa ao Orçamento Participativo da cidade e a superarem até as melhores expetativas da organização. Num total de 15 mesas de trabalho, que reuniram jovens e idosos, residentes, não funchalenses e estrangeiros, proponentes e curiosos, apresentaram-se e debateram-se sucessivas ideias, 28 das quais chegaram à fase de Plenário, reservada às propostas mais votadas em cada mesa. No fim, as cinco mais votadas por todos os presentes e que, por isso, transitaram para a Análise Técnica da Câmara, foram:

1. Skatepark do Funchal – 34 votos;
2. “Escola Livre” (inspiração Waldorf) – 27 votos;
3. Fusão das propostas: Espaço polivalente para a Zona da Ajuda, Espaço polivalente para a Escola da Ajuda e Repavimentação e Cobertura do Campo da Escola da Ajuda – 23 votos;
4. Fusão das propostas: Criação da uma nova Imagem do Bairro da Nazaré, Recuperação da Mata da Nazaré e Bosque Alimentar do Funchal – 22 votos;
5. Quadros Interativos – 10 votos.

O próximo encontro de participação está marcado para o próximo dia 14 de Outubro, terça-feira, na freguesia de Sto. António. O lugar será anunciado brevemente.

ATA 1º Encontro de Participação OP

Fotos 1º Encontro de Participação